segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

As coisas que não me conseguem explicar neste país...

  • porque é que chamam ao milho cozido de "milho verde" sendo que é amarelo
  • porque é que são josé dos campos tem tantas abelhas, adoram churrasco e conseguem subir ao 8º andar!!! tenho que almoçar de Raid na mão
  • porque é que se diz país do sol se nunca está sol
  • porque é que chamam "Paçoca" ao amendoim picado
  • porque é que é o único lugar do mundo em que o dia dos namorados é comemorado a 12 de junho e não a 14 de fevereiro, dia de S. Valentim!! Se querem comemorar o dia 12, comemorem o dia da "Despedida dos solteiros", vá! (os brasileiros confundem tudo)

Todas as noites faço um balanço do dia, ou da semana se esta foi pouco cheia, e domingo à noite é o pior dia. Pior quando o balanço não é bom. Sou Portuguesa até ao mais fundo do meu ser. E sinto saudades. Às vezes nem sei bem de quê. Mas sinto! Hoje (aliás ontem) sinto saudades de ser criança. Daqueles momentos de pura ingenuidade. Tudo á nossa volta é azul, cor de rosa, cheio de fadas e fantasias. Sempre rodeada pela familia, sempre a sorrir. Tudo é perfeito. Sinto saudades do tempo em que a minha única responsabilidade era brincar e a minha única obrigação era sonhar. E como eu fazia isto tão bem...

sábado, 9 de fevereiro de 2008

O que aprendi em Buenos Aires

  • que o Tango é uma dança com origens africanas
  • quando o tango era proíbido os homens dançavam entre eles (também vejo aqui a origem de algo)
  • a influência parisiense na cidade advém simplesmente dos jovens ricos, do final do séc. XIX, que iam estudar para a cidade das luzes e traziam as novidades.
  • Buenos Aires tem a 3ª maior comunidade Judía do mundo
  • os homens argentinos são bonitos (menos os do norte do país)
  • as mulheres são feias e muito baixas
  • que parte do animal é o T-bone, o bife do lombo e o contra-filé (em argentino o bife de chorizo e em Portugal não sei)
  • a substituir os ll por um j
  • o que são papas
  • Buenos Aires é 10mil vezes melhor que são paulo
  • é o paraíso das compras: tudo lá é mais barato (inclusivé as coisas fabricadas no Brasil!!)
  • as havaianas afinal não são os sapatos mais confortáveis do mundo

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Paris da América Latina


*Foto tirada por Pitxuco

Não é à toa que intitulam Buenos Aires como sendo a "Paris da América Latina". Uma cidade sui generis tendo em conta as paisagens com que nos deparamos ao viajar pela américa do sul. Uma pequena europa inserida num contexto tropical.

As minhas expectativas pré-viagem eram deveras elevadas. No entanto, Buenos Aires, conseguiu-me surpreender. É uma valiosa jóia arquitectónica e artistica. Os edificios são majestosos, imponentes e ao estilo bem clássico de Paris. A cidade respira cultura e ar puro por todos os cantos. Shoppings, restaurantes e edificios públicos têm obras de arte (ex.: o teto das Galerias Pacífico é pintado de frescos, o Burguer King é cheio de vitrais). Em cada canto existe um jardim. Perde-se a conta dos parques, bosques e praças existentes na cidade. Buenos Aires é um pulmão saúdavel.

O povo não é lá essas coisas. A simpatia não sobeja e o atendimento nos restaurantes não é dos melhores. No entanto, tivemos muito boas excepções. E comemos maravilhosamente bem. Deu para uns kilinhos extra.

O Hostel (albergue/pousada) era bem "catito". O pessoal era excelente. Ficamos no que deveria ser chamado de suite presidencial, pois creio que era o único quarto de casal e com casa de banho privativa. O edificio era do inicio do século XIX, pé alto, com pátios internos e terraço. Sobre a recepção o tecto era de Vitral trabalhado. Lindo!!!

Cada bairro tem a sua particularidade e cada um é mais interessante que o outro.

As estradas e os passeios não têm buracos. São lisinhas que só elas. A cidade é plana. Sem os altos e baixos de uma Lisboa ou de uma São Paulo. Os passeios na rua fazem-se de bicicleta, patins e a pé.

E como não podia deixar de ser, o tango é realmente uma atração. Ouve-se violino, piano, contra-baixo e acordeão em vários cantos de Buenos Aires. Nos lugares mais turisticos surgem casais de bailarinos a fazer as delicias dos olhos do estrangeiro. Desde a velha caquética prestes a ter um ataque ao casal harmonioso que transborda sensualidade. Mas quem quer ver tango a sério tem que pagar e assistir a 2 espectáculos: uma Milonga e um Espectáculo de bilheteira ao mais alto nível de glamour.

Assim, escolhi o "El Senõr Tango". Este prima pela exuberância, pelo glamour, elegância, técnica dos bailarinos, cantores, orquestra e figurino. Tudo tem classe. Desde a própria casa em sí, passando pelos empregados e refeição (que era muito boa, principalmente o vinho) até ao próprio show. Contava a história do tango, toda sua evolução. Desde uma dança proíbida até uma dança glamurosa. Dois cavalos também tiveram direito a participar do momento.

A vez da Milonga (café, bar, taberna onde se canta e/ou dança e/ou toca o tango) foi concedida ao "Café Tortoni". Um espéctaculo também divinal. Sem o glamour do señor tango mas com a simplicidade e o lado cómico e real de como se vivia e ainda vive o tango na capital Argentina. Um espaço extremamente acolhedor e um elenco muito bom.

Ambos são de tirar o fôlego e incomparáveis entre sí. Aconselho paragem obrigatória em ambos.

Para quem se quiser deliciar e ficar com a ideia de como é esta bela cidade pode ver pelos próprios olhos as fotografias. Espero que fique o desejo de uma viagem à capital Argentina. Uma cidade que eu diria mesmo: para se viver.
http://picasaweb.google.pt/vaniacastanheira/BuenosAires?authkey=MUl8-0wSnN4

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

No Llores por mi Argentina




Ainda estou a recuperar da tamanha emoção, de ter visitado tão espectacular cidade e, do cansaço fisíco, deixado pelos km percorridos pela cidade sobre as minhas havaianas.

Amanhã começo o meu diário com as boas novas impressões da capítal do tango.