sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cozumel


Com coração mexicano e alma caribenha, Cozumel é um paraíso sobretudo em baixo de água.

Oficialmente, os Mayas foram os 1ºs a habitar a ilha da província de Quintana Roo. Já os mais teóricos, acreditam que estes foram precedidos por um grupo originário da mítica Atlântida. Mais tarde serviu de refúgio a piratas que por ali esconderam os seus tesouros.

Apesar da interessante e rica história que a ilha teve até meados do séc.XIX, foi Jacques Costeau quem a popularizou nos anos 60, dizendo que os recifes a sul da ilha fazem de Cozumel um dos 5 melhores mergulhos do mundo. E é a 2ª barreira de corais maior do mundo, perdendo apenas para a Austrália.
Começou assim, uma era de turismo sub. E nós estivemos lá! E vamos voltar!

Em Cozumel, mergulhamos todos os dias de manhã e 2 dias à noite. E o melhor de tudo, as saídas eram de barco, mar mexido e NUNCA enjoei! Só não mergulhamos no dia que fomos a Akumal, onde o Pitxuco mergulhou em caverna de água doce (Cenote - Rio subterrâneo) e eu fiquei a praiar em Villa de Rosas e, Tulum (as ruínas Mayas).



Estávamos de regresso à hora de almoço, hora em que pegávamos a motoca que alugamos e iamos passear pela ilha. Ou melhor, íamos para um bar numa braia beber daiquiris, mojitos e margueritas! ;0)
Entre as nossas tardes, maravilhosamente bem passadas, nadamos, beijamos e abraçamos golfinhos. Das melhores experiências que já tive na vida. Até vontade de chorar tive. É algo...inexplicável.
Andamos a cavalo pela selva (97% da ilha é parque natural e não está explorada). Galopamos até mais não. A minha "Princesa" era um espetáculo. Só gostava de correr à frente de todos! Eu só podia andar a passo ou a galope. Trotar já não é comigo. Há 3 anos atrás até era suportável fisicamente. Hoje em dia já era, tenho algo a mais...
Passeamos pela ilha.

Vimos o pôr-do-sol.
Tomamos banho no jacuzzi externo às 22h, a ver o céu estrelado e a beber daiquiris.

E iamos para a cama cedinho porque estávamos mortos e acabados. E no dia seguinte tinhamos que estar a pé às 7h20 da manhã!

3 comentários:

Mariana disse...

ufa!vida de turista é muito difícil! Feliz ano novo para os pitxucos mais queridos!beijuuuuuu

Anônimo disse...

Bom ano Vaneidi!!

Grandes férias, sim srª!!

Já conheces o novo Blog do Joe?!

www.oblogdojoe2.blogspot.com

Leididi disse...

Que linda a foto nos cavalos!!!