quinta-feira, 8 de maio de 2008

Feriadão de 1 de maio em Recife/PE

Conhecida como a "Veneza brasileira", pelos rios e pontes que cortam a cidade, o Recife é herdeiro de um património histórico e arquitectónico valioso. Sujo, mas valioso! A arquitectura é uma mescla da presença dos portugueses (católicos) e holandeses (protestantes)- os 2 povos que a disputaram no séc.XVII. Tem origens indígenas e costumes africanos que influenciam fortemente a cultura do povo (ex.: o Maracatu e o Frevo).
Poderia ser tudo muito bonito não fosse o povo, que apesar de feio e porco, é muito cordial e receptivo.

O Recife tem uma vizinha linda e que faz jus ao nome, Olinda. Uma vila cheia de belos cantos e recantos. Cheia de cor e de histórias interessantes e engraçadas para contar.

Saímos de São Paulo numa noite de 15º e chegamos ao Recife numa madrugada de 28º. Um choque térmico gostoso e animador.
Ficamos alojados num "cafofo" tão pé-de-chinelo (mas limpinho) que se designava por "Hotel Pousada da Praia". O que é um hotel pousada ainda não percebi mas este dava-se ao luxo - ou falta dele - de ter 2 designações.
Estávamos a uma quadra da Praia da Boa Viagem e defronte de uma placa assustadora:
Diante de uma praia bonita mas intimidadora e uma areia poluída, não pusemos o pé naquela água. Pelo menos na beira dela. Mas como não somos de desistir resolvemos ir para alto-mar em busca dos famosos naufrágios que caracterizam a costa pernambucana.

Recife Sub-aquático

O que faltou em cima fomos encontrar em baixo.
Tivemos uma experiência deveras emocionante e espectacular. Fiz 3 mergulhos profundos em alto mar com água a tº de banheira. O 1º mergulho foi mau pois o mar estava extremamente irritado. Vomitei até a alma!!!
Mas os outros 2, no dia seguinte, valeram a viagem. Fomos a 30mts e a água estava a 30º. Para quem me conhece sabe que estive no paraíso. Sou a pessoa mais friorenta do mundo e, como podem ver, mergulhei apenas, com uma t-shirt de neoprene (que o meu maninho me deu)!!

E como se não bastasse a emoção de todos estes factores, tivemos 4 encontros que nos aumentaram, ainda mais, a adrenalina...TUBARÕES!!! No entanto confesso que ver a placa nas praias assusta mais que ver os animais quietinhos e sossegados debaixo dos destroços dos naufrágios - e de boca fechada, claro - ao vivo! Era eles a mexerem-se um bocadinho e eu a "7 barbatanadas" dali...

Resumindo, a experiência sub-aquática valeu. Que venha a próxima...esperemos que seja numa água tão boa ou melhor. E fica a sugestão de uma bela e emocionante experiência.